KFACTOR
Conceito:
E a relação entre a parte externa da chapa e a metade da espessura da chapa, aonde teoricamente é o ponto aonde os esforços de tensão e compressão das fibras do material dobrado são (0).
Na realidade este ponto não é exatamente na metade da espessura da chapa, e tem variações em função dos seguintes fatores:
Conceito:
E a relação entre a parte externa da chapa e a metade da espessura da chapa, aonde teoricamente é o ponto aonde os esforços de tensão e compressão das fibras do material dobrado são (0).
Na realidade este ponto não é exatamente na metade da espessura da chapa, e tem variações em função dos seguintes fatores:
- Natureza do material (ferroso ou Não ferroso).
- Tipo de maquina que vai fazer da dobra.
- Radio de dobra, espessura, ângulo de dobra e comprimento da lamina.
Um
bom processo de reengenharia e controle de matéria prima para determinar o factor K. Porque os aços estruturais de alta
liga tem uma variabilidade na suas propriedades mecânicas.
Nos
processos de fabricação fazer bons planos de detalhamentos de chapas, evitar confusões.
Existem
algumas relações gerais deste fator que a continuação serão descritas e são os
valores que devem estar preenchidos no Autodesk Inventor Suite/Professional para determinar
os valores certos de desdobramento das chapas, na parte de Default Factor K como mostra-se no grafico:
· - Aços de baixo carbono e aços
galvanizados (AISI/SAE 1010 até 1020)
Kfactor=
0,4065
· - Aço
inoxidable (Serie 300)
Kfactor=
0,451
(*)Para chapas finas o valor default configurado de 0,440.
· - Alumínio
Kfactor=
0,41
(*)Para todas as series.
(*)Para todas as series.
No grupo Baguais do CAD disponibilizei uma aplicação por excel que ajuda a calcular este fator, na segunda entrega vou explicar os passos para utilizar-lha.
Bend Allowance & K-Factor Calculator.xls
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